Salinidade da água do mar
Determinar a quantidade, em massa, de sais presentes em soluções salopras retiradas das águas dos mares de diferentes regiões de São Paulo.
Outras sugestões:
A maior parte da água do nosso planeta está nos oceanos, ou seja, na forma de água salgada. Para compreensão de como o homem explora e depende dos recursos presentes nas águas oceânicas é necessário conhecer sua composição, assim como algumas propriedades físicas e químicas.
A água do mar é uma importante fonte de sais, que podem ser obtidos em indústrias chamadas salinas. Para a implantação de uma salina é necessário levar em consideração alguns fatores importantes como o teor de sal contido nas águas, a taxa de evaporação do local, que está relacionada com sua temperatura média e com a incidência de ventos, e o índice pluviométrico (quantidade de chuva na região). Para expressar o teor de sal em uma amostra de água do mar utiliza-se o conceito de salinidade, que é uma medida da quantidade de sais dissolvidos nas águas naturais e pode ser adotado como parâmetro para comparar e classificar águas de diversos locais.
Para avaliar a viabilidade da construção de uma salina, deve-se antes conhecer a salinidade da água naquela região. Como podemos determinar a quantidade de sais contida em uma amostra de água do mar?