top of page

O projeto é um espaço oferecido a professores e alunos do ensino fundamental (8º e 9º ano) e médio para que tenham a oportunidade de realizar, elaborar e discutir experimentos que possam ser úteis no processo de ensino-aprendizagem e de divulgação científica. Este projeto teve início em 1991 no Instituto de Química da Universidade de São Paulo e já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre professores, alunos e público em geral.



As escolas podem agendar uma visita para realização de uma Oficina Temática!

Um conjunto de 4 experimentos sobre um tema científico de relevância social. Nestas oficinas os estudantes são divididos em grupos e realizam os experimentos seguindo roteiros experimentais e orientações dos mediadores (alunos de graduação ou professores da educação básica colaboradores). As discussões são conduzidas pelos mediadores e buscam envolver o público na busca de explicações para os fenômenos observados e na contextualização dos conteúdos científicos explicitando a importância do conhecimento Químico para a sociedade.



OFICINAS

OFERECIDAS ANTERIORMENTE
 
ÁGUA: propriedades e tratamento

ÁGUA DO MAR: fonte de materiais

METAIS: usos e propriedades

ALIMENTOS: composição e nutrição

ENERGIA: (térmica e elétrica)

SOLOS: constituição e nutrição

QUÍMICA NA COZINHA

ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

POLÍMEROS EM NOSSO DIA A DIA

QUÍMICA AMBIENTAL

OFERECIDAS EM 2024
 

1. ÁGUA E VIDA

  • salinidade da água do mar

  • propriedades da água (solubilidade, densidade e condutibilidade elétrica)

  • dissolução de gás em água

  • tratamento de água

 

2. POLÍMEROS EM NOSSO DIA A DIA

  • absorção de água na fralda

  • queima de plásticos

  • separação de plásticos por densidade

  • produção de "amoeba"

 
 

AGENDAMENTO

Agendamento só pelo telefone

Para agendar a realização de uma oficina temática, o professor responsável pela turma deve entrar em contato com o GEPEQ pelo telefone (11) 3091-3829 solicitando o agendamento da visita (falar com Luciane Akahoshi ou Fabio Souza).

O agendamento começa no 1º dia útil de cada mês às 9h00

No primeiro dia útil de cada mês, as 10h da manhã, abrimos a agenda para o mês seguinte. O agendamento das escolas de maio, por exemplo, começará no primeiro dia útil de abril.

As escolas públicas têm prioridade

Nos dois primeiros dias de agendamento, atendemos apenas escolas públicas ou sem fins lucrativos. Se sobrarem vagas, também agendaremos para escolas particulares a partir do terceiro dia útil.



SOBRE AS ATIVIDADES


As oficinas temáticas têm o objetivo de auxiliar na aprendizagem e alfabetização cientifica dos alunos por meio de experimentos simples e didáticos. Os experimentos escolhidos para as oficinas são de fácil execução e aplicação e os conteúdos científicos são abordados normalmente no ensino de ciências ou química para o ensino fundamental e médio.
 

Os experimentos buscam desenvolver a curiosidade e o gosto pela ciência; possibilitando a construção de conhecimentos através de testes e aprimoramento das ideias advindas dos estudantes, além do desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e manipulativas.
 

Em todas as oficinas, após a execução pelos alunos das atividades experimentais é feita a discussão dos resultados obtidos com a elaboração de explicações científicas e a contextualização dos assuntos tratados. Nessa discussão, busca-se a interdisciplinaridade do tema, envolvendo principalmente, aspectos científicos, econômicos, sociais, ambientais e tecnológicos da importância do tema para vida humana e de outras espécies também. Além disso, tem-se a preocupação de que o estudante possa falar e ser ouvido e assim conseguir tirar suas conclusões na base do diálogo tanto com o monitor quanto com os outros estudantes.
 

Com isso busca-se divulgar a ciência entre alunos do ensino básico e propor uma educação com base no diálogo entre monitores e estudantes sempre visando a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) para possibilitar aos alunos questionamento e compreensão do mundo que o cerca a fim de tornar esses estudantes agentes atuantes em seu meio, ou seja, a formação de cidadãos críticos sobre suas realidades.

Oficina Polímeros em nosso dia a dia

O tema pode promover a discussão sobre o que é polímero e como os plásticos se enquadram nessa categoria de materiais, bem como mobilizar conhecimentos que se pautam na ciência para poder refletir sobre saberes do senso comum. Nesta oficina, pretende-se ampliar o conhecimento trazido pelo estudante a respeito de diversos materiais a que eles têm acesso e são feitos de plásticos, percebendo vantagens e desvantagens de seu uso, mas também dos problemas que o descarte pode acarretar. Assim, buscamos não só trazer conhecimentos científicos a respeito desses materiais tão amplamente utilizados nos dias de hoje, como também conscientização sobre seu uso de forma indiscriminada e o que fazer quando o objeto não tem mais serventia.

Os experimentos escolhidos e realizados nessa oficina são: a) Absorção de água em uma fralda; b) Queima de plásticos; c) Separação e identificação de plásticos; e d) Produção e modificação de um polímero (geleca/amoeba).

Oficina Água e Vida
A água é um dos recursos naturais mais importantes para a vida. Nesta oficina, exploramos diversos aspectos dessa temática, abordando as propriedades da água, a distribuição de água no planeta, a composição da água do mar e a importância dela como fonte de materiais para a sociedade, a necessidade de preservação ambiental dos recursos hídricos através de atitudes individuais e coletivas, sobretudo referentes aos nossos hábitos de consumo. Conhecer a importância da água para a vida de forma mais ampla é fundamental para formarmos cidadãos conscientes que busquem a criação de uma sociedade mais sustentável e justa.

Os experimentos escolhidos e realizados nessa oficina são: a) salinidade da água do mar, b) propriedades da água (solubilidade, densidade e condutibilidade elétrica), c) dissolução de gás em água e d) tratamento de água.

 

DOCUMENTOS COM ORIENTAÇÕES PARA AS ESCOLAS

Normas de acesso ao IQ (pdf)

Orientações de laboratório (pdf)

Informações sobre as oficinas(pdf)



bottom of page