top of page
O GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química - tem como objetivo contribuir para a melhoria do Ensino de Química, de forma que este favoreça o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e a formação de cidadãos mais críticos e conscientes.
HISTÓRIA DO GRUPO
 
Começamos nossas atividades em 1984 a partir do interesse de ex-alunos do curso de licenciatura em química que, após enfrentarem as dificuldades dos processos de ensino e de aprendizagem em suas salas de aula, retornaram à universidade para proporem possíveis soluções para os desafios vivenciados.

 

Inicialmente procuramos elaborar materiais didáticos condizentes com nossas concepções de ensino, ou seja, que respeitasse os níveis de desenvolvimento cognitivo dos alunos, promovesse o desenvolvimento de competências e habilidades, utilizasse a experimentação de forma investigativa, contextualizasse os conhecimentos científicos e considerasse a construção histórica da Química.

 

Com o passar do tempo, as  atividades do grupo e a sua constituição foram se diversificado. O grupo, então, passou a ser composto por professores da universidade (Prof. Dr. Luiz Roberto de Marais Pitombo e Profa Dra Maria Eunice Ribeiro Marcondes), professores da educação básica, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação para desenvolver atividades de pesquisa, formação de professores e divulgação científica.

LINHAS DE TRABALHO
 
  • Produção de material didático para o ensino médio, considerando conhecimentos químicos relacionados com a vida do estudante e a promoção de competências, sob uma perspectiva construtivista. Temos publicado uma coleção de livros didáticos para o ensino médio chamada "Interações e Transformações" composta por: um livro com conceitos fundamentais da química (1ª série), um livro sobre cinética química e equilíbrio químico (2ª série) e um conjunto de livros sobre o tema "química e sobrevivência" (Atmosfera e Hidrosfera), para que o professor escolha um deles para a 3ª série. Além disso, temos publicado livros de apoio com questões e experimentos.
     

  • Formação continuada de professores, que apresenta subsídios para o desenvolvimento de um ensino de Química contextualizado a partir de temas geradores. Temos realizado, muitas vezes em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, diversos cursos para professores de Química sobre os temas contextualização, experimentação, ensino de conceitos químicos (cinética, eletroquímica, soluções) e currículo de Química do estado de SP.
     

  • Divulgação científica, promovendo conhecimentos sobre a ciência a partir de temas que aproximam a Química do cotidiano. O Projeto Laboratório Aberto, inicialmente proposto para possibilitar aos estudantes e professores a realizações de pesquisas e testes de experimentos em nosso laboratório didático, há mais de 15 anos vem oferecendo Oficinas Temáticas para turmas de ensino fundamental e médio. Outras atividades são a produção de folhetos explicativos sobre temas tais como alimentos, pilhas e baterias, água e metais e a produção de vídeos sobre experimentos.
     

  • Pesquisa em Ensino de Química (Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências - IF, IQ, IB e FE, USP). Temos conduzido investigações, por exemplo, das concepções de professores sobre a contextualização no ensino de química e seu reflexo em sala de aula, o ensino de transformações química e a utilização de atividades experimentais.  Investigamos também as concepções de alunos sobre conceitos químicos de soluções, energia nas transformações químicas, íons e modelos atômicos, substâncias e misturas, dentre outros.

bottom of page