Eletrólise de solução de iodeto de potássio(KI)
Investigar a reação eletroquímica que ocorre com a passagem de corrente elétrica em solução aquosa de KI.
Outras sugestões:
Algumas substâncias importantes para as atividades humanas são obtidas da natureza a partir de outros materiais, sejam eles minérios, o ar, as plantas ou mesmo o mar, entre outros. Uma dessas substâncias é o iodeto de potássio, utilizados para aplicações fotográficas e em tratamentos médicos contra câncer, onde a utilização de radiação se faz necessária.
Durante as operações realizadas para minimizar os impactos provocados pela explosão de um reator nuclear ocorrido em 1986 na cidade de Chernobyl (Ucrânia), o governo ucraniano distribuiu para a população do entorno próximo, pílulas contendo iodeto de potássio a fim de minimizar os efeitos nocivos da elevada dose de radiação que as pessoas estavam recebendo, devido a liberação de enorme quantidade de material radioativo no ar. O iodo (na forma de íon), se ingerido poucas horas depois da exposição à radiação ajuda a evitar o câncer de tireoide, pois impede que o organismo absorva o iodo radioativo. Principalmente em crianças, essa medida é muito eficiente uma vez que o organismo delas está em fase de desenvolvimento e suas tireoides são mais suscetíveis ao iodo radioativo.
Neste vídeo utilizaremos o iodeto de potássio em um experimento de eletrólise. Quais substâncias podem ser formadas na eletrólise de uma solução aquosa de iodeto de potássio?